31 outubro 2018

Coloração pessoal VS Maquiagem

O que é essa tal de coloração pessoal?

As cores tem sido estudas durante muito tempo por diversos artistas, filósofos, químicos e cientistas, todos encantados pela energia das cores, seus significados e harmonias.
Michelangelo estudou as cores primárias, incluindo o verde como uma delas, Isaac Newton estudou a teoria da cor e luz, Goethe e Schopenhauer escreveram sobre a teoria da cor como um fenômeno psíquico e Johannes Itten com sua assistente Gertrud Grunow fundamentaram a teoria de harmonização das cores.

Johannes Itten era professor da escolha Bauhaus na Alemanha, a principal quando se fala sobre pintores e artistas plásticos, e seu objeto de estudo era a harmonização das cores. Junto com sua assistente, começou a reparar que os alunos tinham uma tendência de repetir sua harmonização pessoal (pele, cabelo, olhos) nas telas, ou seja, quem tinha tom de pele mais brilhante, usava cores brilhantes e quem tinha pele mais opaca, usava as cores opacas nas telas. Foi ele quem dividiu em estações as paletas de cores.
Johannes Itten, professor e artista plástico.
Em 1991 Mary Spillane e Christine Shelock atualizaram esse estudo dividindo em 12 estações as harmonias, que é a mais comum utilizada hoje em dia, por separar as paletas não apenas pela temperatura da cor, mas também pela sua intensidade e profundidade.

Por que é importante saber meu contraste natural?


Contraste é a diferença entre uma cor e outra, e coloração pessoal é a diferença de valor, ou seja, a diferença de profundidade, se a pessoa possui cores muito escuras e muita claras quando analisamos o conjunto (olhos, cabelo e pele).

É importante saber porque indica se a pele segura cores claras ou escuras e manter essa repetição próxima ao rosto e na maquiagem, para que a roupa ou a make não apareça mais do quem a usa.
Aqui podemos perceber a diferença que faz respeitar seu contraste, nas duas fotos ela está maquiada da mesma forma, porém na primeira, com seu contraste natural, tem uma aparência muito mais saudável que na segunda.

Como isso afeta as minhas escolhas de maquiagem?


Primeiramente na escolha da base que tem fundo quente (amarelado, dourado, pêssego) e frio (rosado, acinzentado) e quem tem a pele neutra geralmente precisa misturar as duas para que ela suma na pele e pareça natural e não uma máscara.
A primeira tem um fundo rosado e a segunda um mais amarelado. Imagem de divulgação da marca.

Batons, sombras, iluminadores, bronzers, contornos, blushes seguem todos a mesma pegada. Se dividem entre tons quentes, frios e neutros. O "ideal" é sempre aquele que "desaparece" na pele, realçando a beleza natural. Mesmo o batom vermelho, quando escolhido pensando na sua temperatura, intensidade e profundidade, "desaparece", fica natural e não chamativo de mais.
Isso tudo ajuda a fazer aquela maquiagem de dia-a-dia e a saber onde e como ousar quando quiser criar um destaque.
Nessa montagem temos a mesma pessoa, Selena Gomez, usando maquiagens diferentes. A primeira respeita o contraste, temperatura, intensidade e profundidade natural dela, o que a deixa com o olho mais aberto, viço na pele e boca bem desenhada. Na segunda, a boca está apagada, a pele não parece "natural" e olho está menor, parece pesado.
O mais legal de toda essa história é que isso é muito natural para a gente, cerca de 70% do seu armário e itens de maquiagem já estão dentro da sua coloração pessoal.

Como eu descubro minha cartela de cores?


Observando o que fica bem em você, o que te ajuda a ficar com cara de pessoa saudável, ilumina o seu rosto e faz você se sentir bem e através do teste de coloração pessoal com uma consultoria de imagem e estilo.

O teste, a cartela e tudo mais não serve para te aprisionar em uma caixinha de "pode e não pode", mas sim ampliar seu leque de escolhas, identificar o que harmoniza com você e aprender a usar até mesmo as cores que não te valorizam de uma forma que pareça natural.

Se tiverem dúvidas, podem entrar em contato comigo através dos comentários ou das minhas redes sociais, terei imenso prazer em ajudá-las.

2 comentários:

  1. Que post maravilhoso!! Dicas muito boas!
    Escolher a cor certa é fundamental pra uma make boa.

    Beijinhos :)
    Bru Santos ❤
    Veja lá no blog: Planner 2019 para baixar Gratuito
    www.queseame.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou!
      Realmente, escolher a cor certa faz toda a diferença!

      Excluir

Se você não tem conta no google, clique na caixinha que fica em frente "comentar como" e selecione "Nome/URL" ou comente com sua conta do Wordpress :)