20 agosto 2018

Por que qualidade é melhor do que quantidade de seguidores?

Há quadro dias, recebi um e-mail da newsletter da Lominha onde ela falava sobre propósito e seguidores. Nesse e-mail ela conta que estava com 22.000 (sim, vinte e dois mil) seguidores no Instagram, porém esse número não crescia, o que estava a deixando louca. Ela parou para pensar que os seguidores atuais dela realmente gostavam de seu conteúdo (e é por isso que a seguiam) e que ela não devia se preocupar com o número de seguidores, mas sim com o conteúdo que ela leva até eles e se esse conteúdo está dentro do propósito dela. Pensando nisso, ela resolveu desapegar de números e criar um novo Instagram. Recomeçar. Seguir o seu propósito.

Lendo esse e-mail senti a necessidade de falar sobre isso aqui: seguidores e sua qualidade.


Há um tempo atrás a Carol Rabêlo mostrou no @deixeapenasfluir como ela fez uma limpa em seus seguidores. Eu me inspirei e fiz isso no meu feed pessoal também (@bruscato_vit) e fui de 1700 seguidores para 1300. Mas qual a importância disso?

Já aviso que o que vou dizer aqui vale para Blog, Fanpage, ou até seu trabalho (se ele depende de pessoas que te acompanhem), mas vou usar como exemplo o Instagram. Você já viu aqueles feeds enormes que tem 10 mil seguidores e as fotos não chegam nem a 100 curtidas? Isso acontece porque aqueles seguidores apenas seguem o perfil, mas não estão interessados em seu conteúdo. Aqueles seguidores podem ser perfis inativos, perfis fakes, pessoas que só querem followback, ou até mesmo comprados. E aí entramos na grande questão desse post: você prefere ter 10 seguidores que acompanham seu trabalho e te apoiam, ou 30 que nem sabem  que você faz?

Ter um perfil em qualquer rede social e usá-lo para transmitir uma mensagem a outras pessoas é algo incrível e você deve valorizar isso. Independentemente do que você compartilha, se você tem o objetivo de atingir alguém, faça isso acontecer. O primeiro passo é removendo os seguidores fantasmas. Pessoas que te seguem e que realmente gostam do seu trabalho vão interagir com você e podem até indicar o que você faz para outras pessoas. Pessoas que só estão ali por estar não vão interagir com você, e se tratando de redes sociais, vão até prejudicar o seu engajamento.

Aplicando isso na "vida real": eu dou aulas de dança. Se eu tenho uma turma de cinco alunos que fazem aulas porque gostam de dançar e gostam do que eu ensino, elas vão me indicar como professora para outras pessoas também (seja por redes sociais ou em uma conversa formal/informal). E aqueles alunos que vão às aulas por obrigação? Porque precisam dançar para se exercitar ou porque a mãe obrigou? Eles só vão fazer a aula (contragosto) e não vão indicar a aula para ninguém. E não estou falando apenas do meu interesse na divulgação do meu trabalho não. É muito melhor dar aula para quem quer e gosta de aprender do que para quem não quer.

Viu como esse assunto pode ir além das redes sociais?

Números são importantes, mas se você focar na qualidade do seu conteúdo e se preocupar com quem já te segue, os números aumentam naturalmente, e você ganha seguidores reais.

Se você concorda comigo, já vou deixar um mini tutorial de como eu removi meus seguidores, caso você queira fazer o mesmo.

Eu fiz tudo manualmente, não encontrei aplicativo para isso, então foi o jeito que encontrei. Abri minha lista de seguidores, e fui pesquisando por cada letra do alfabeto, uma de cada vez. Conforme os perfis iam aparecendo, eu ia entrando naqueles que eu não me lembrava de ver interação comigo há um bom tempo e aqueles que tinham usuários estranhos (@jk57fhj, por exemplo). Se eu visse que era um perfil que não postava foto há mais de um ano, ou que não tinha nenhuma foto, ou que era destinado a troca de seguidores, eu bloqueava o usuário, e assim ele era removido da minha lista de seguidores. É algo que leva tempo e exige paciência, ainda mais se você tem muitos seguidores, mas vale a pena! Depois de fazer isso, vi que o meu engajamento melhorou bastante. Não só nas curtidas das fotos, mas também nas visualizações dos stories.

A nova atualização do Instagram permite que você remova um seguidor sem ter que bloqueá-lo. Basta abrir sua lista de seguidores, clicar nos três pontinhos que sem ao lado do botão "seguir" e selecionar a opção "remover".



Aproveitando o assunto do post, deixo aqui um print do Instagram do blog. Você gosta do conteúdo daqui? Então vai gostar do conteúdo de lá também! Segue a gente (se você for seguidor real, hein?) @cheirodepipoca.

O que vale mais na sua opinião? Quantidade ou qualidade de seguidores? Conta pra mim aí nos comentários!

39 comentários:

  1. Isso é total verdade! As pessoas se preocupam muito com os números de seguidores (o que eu até entendo, pois as marcas continuam dando muito valor a isso) e esquecem que precisam ter conteúdo para despertar o interesse dos seus seguidores. Achei legal essa nova função do Instagram, com certeza vai ajudar bastante a tirar de vista essas pessoas que só somam números.

    Beijos <3

    Blog Madamices

    ResponderExcluir
  2. Mau patrão uma vez quis comprar seguidores... falei que não era bom por causa do engajamento, pesquisei reportagens e passei pra ele, mas não mudou de ideia. Comprou. E agora tem lá, mil árabes, que não curtem nada e não interagem com nada =/

    ResponderExcluir
  3. Faço isso quase sempre, prefiro qualidade do que quantidade, tanto para o blog quanto para vida pessoal. Ótimo post.

    ResponderExcluir
  4. O bom é focar na qualidade, todo mundo repara em algo bonito e limpo!

    ResponderExcluir
  5. Hoje eu estava comentando com uma instablog justamente isso. Ela me relatava que conseguiu crescer o número de seguidores, porém o engajamento não ia a frente. Lembrei de um vídeo da Luciana Levy (ela tem quase 90k de seguidores e pouco mais mil curtidas por publicação). Segundo ela uma marca a aconselhou que comprasse likes pra poder fechar uma parceria. Ela se recusou, fez um vídeo-desabafo, pediu likes, mas não sei se resolveu muito (ela presta consultoria pra Insta, dá dicas inclusive de remover ghost followers). Achei que pudesse ser o Instagram que não estivesse entregando o conteúdo dela, mas agora com o que você falou, não sei. Será que é algum desses pontos? Fantasmas e tal? Imagina a gente criar conteúdo pra quem nem vai ver? Um trabalho enorme pra nada? Eu nem quero me prender a isso, já que meu foco nem é o IG, prefiro investir mesmo no blog. Amei sua reflexão! <3

    Beijos,
    Blog Missmoon | por Neila Bahia
    Moda, Livros e Tarot
    www.heymissmoon.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O instagram (até quando eu sabia) entrega o nosso conteúdo para 10% dos nossos seguidores e se o engajamento entre eles for bom, ele entrega para mais seguidores. Então penso que se minha foto chegar para os seguidores fantasmas, eles não vão interagir e minha publicação ficará estagnada ali, sem ser distribuída para mais ninguém.

      Excluir
  6. achei muito bacana essa novidade nova do insta de poder remover sem ter que bloquear
    realmente qualidade tem que vir primeiro do que quantidade porem creio que muitas pessoas acham que quantidade é melhor porque vi e conheço marcas que só vem quantidade e nao pressão a qualidade do seu trabalho muito triste isso...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso que é triste, as marcas nos fazem pensar na quantidade! Mas aí nós temos que ver também o que a gente prefere: passar nossa mensagem para seguidores reais ou ter vários seguidores fantasmas para ser bem visto pela marca x?

      Excluir
  7. Caraaa, você nem pode imaginar o quanto eu amei esse post! eu estava precisando ler isso, sabe? eu tinha uma conta com quase 10mil seguidores, mas eu percebi que eles não me conheciam, não conheciam meu trabalho, meus gostos, nadaaaa. Então eu resolvi abandonar a conta e começar do zero, foi a melhor escolha que eu ja fiz!

    ResponderExcluir
  8. Super concordo com isso, do que adianta ter 390238502 seguidores no instagram, por exemplo, e apenas 200 curtidas nas fotos? Realmente, qualidade é melhor que quantidade!

    ResponderExcluir
  9. Oi Vitória! Adorei o post. Também sou assinante da newsletter da Lominha e esse e-mail sobre propósito me fez refletir bastante! Super concordo que qualidade é bem melhor que quantidade, e inclusive criei um novo instagram por quê o meu antigo (com mais de 6.400 seguidores), só tinha gente que não me acompanhava de verdade. Agora estou feliz com os meus 300 e poucos que realmente interagem nos meus posts e gostam do meu conteúdo <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que amorrr! É muito melhor tem um reconhecimento bacana do que milhares de seguidores, né?

      Excluir
  10. Não sabia desse recurso do Instagram, na verdade eu nunca pensei em excluir um seguidor. kkk
    No Instagram do blog já tentei várias dicas para fazê-lo crescer, melhorar o enjangamento mais não aconteceu sabe (talvez eu não tenha feito certo). Hoje tenho pouco mais de 400 seguidores e e sei que a maioria são pessoas que acompanham o blog ou que chegaram ali por se identificar com o nicho, então isso já me deixa feliz. =)

    Blog Profano Feminino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, então que arraso! Você tem um público que acompanha o seu trabalho e isso é ótimo!

      Excluir
  11. Oi, tudo bem?
    Acho esse assunto muito interessante porque tive atitudes parecidas assim recentemente, tanto no instagram quanto no blog. No meu caso do instagram eu exclui a conta mesmo e comecei tudo do zero, e confesso que estou muito mais satisfeita com meu atual instagram do que o que eu tinha antes, a quantidade de seguidores está pela metade, mas só estão me seguindo lá quem tem basicamente interesse no que faço e posto e amigos e familiares. Ainda falta muito pro meu instagram ter a interação que eu gostaria, pois a maioria das pessoas que me seguem lá não são seguidores nem do blog e nem do canal e sinto falta disso já que pra mim o insta funciona como uma extensão de ambos.

    Quanto ao meu blog, e retornei ao meu antigo endereço, mudei para um endereço novo, exclui todas as postagens antigas e estou tentando retomar contato com todos os meus antigos seguidores, e toda essa mudança me deu um gás. Hoje sinto vontade de postar no blog, o que não estava acontecendo antes.

    Desculpa o comentário gigante, acabei me empolgando aqui. Rsrs
    Beijos da Lua!
    Cantinho da Lua

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, fica tranquila! Às vezes é necessário recomeçar e faz bem! :) Sucesso com seus recomeços! <3

      Excluir
  12. Eu no início achava o máximo ter aquele montão de seguidores, ficava triste por ter pouca gente me seguindo e tal... Mudei depois de perceber que a maioria das pessoas que realmente me segue, gosta do meu conteúdo, não são aquelas pessoas que me seguem publicamente. Elas encontram minhas postagens por hashtags e afins. Isso sem contar que, apesar de ter aumentado o número de seguidores depois de algumas técnicas de engajamento, a quantidade de curtidas não aumentou, como era esperado... Isso quer dizer que quantidade não quer dizer nada, e deixou de ser uma preocupação constante...
    Bjks!

    http://mundinhodahanna.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Gostei do seu post e concordo com você que qualidade é melhor que quantidade. No entanto, em relação ao instagram, principalmente, onde você colocou que um perfil de 10k tem apenas 100 likes isso não ocorre apenas por causa de seguidores fantasmas/fakes/comprados. Se você ficar uma semana apenas sem postar no seu instagram perceberá que o engajamento dele diminui automaticamente por causa do algorítimo do próprio instagram. Enfim, há casos e casos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, sim, claro que existem outros fatores de interferem na falta de engajamento, mas aí no post eu considero perfis que trabalham duro para ter seu reconhecimento e só focam na quantidade de seguidores.

      Excluir
  14. Oi, Vitória. Tudo bem?
    Nossa, que post maravilhoso!
    Também prefiro a qualidade à quantidade. E não só nas redes sociais, como na vida em geral. Como você, também sou professora (apesar de não estar atuando no momento), então entendo quando você fala da importância de gostarem de estar na sua aula e assim te indicarem; isso é super importante pra gente <3 Também acho que nas amizades a qualidade é bem melhor do que a quantidade. Tenho poucos amigos de verdade e sei que posso contar com essas pessoas especiais sempre que puder, o que é incrível e maravilhoso demais <3
    Enfim, adorei seu texto. Parabéns!
    Ps.: Amei a dica para remover seguidores. Tem uns perfis bem "estranhos" que me seguem do nada, então vou já aproveitar a sua dica e removê-los ^^
    Beijinhos e boa semana.
    Isabelle - https://livrosgatoscafe.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  15. Oi, Vitória. Tudo bem?
    Nossa, que post maravilhoso!
    Também prefiro a qualidade à quantidade. E não só nas redes sociais, como na vida em geral. Como você, também sou professora (apesar de não estar atuando no momento), então entendo quando você fala da importância de gostarem de estar na sua aula e assim te indicarem; isso é super importante pra gente <3 Também acho que nas amizades a qualidade é bem melhor do que a quantidade. Tenho poucos amigos de verdade e sei que posso contar com essas pessoas especiais sempre que puder, o que é incrível e maravilhoso demais <3
    Enfim, adorei seu texto. Parabéns!
    Ps.: Amei a dica para remover seguidores. Tem uns perfis bem "estranhos" que me seguem do nada, então vou já aproveitar a sua dica e removê-los ^^
    Beijinhos e boa semana.
    Isabelle - https://livrosgatoscafe.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AAAh, que bacana uma professora por aqui também! :)
      O exemplo das amizades foi sensacional! <3

      Excluir
  16. Realmente qualidade é bem melhor, infelizmente no mercado de marketing digital as empresas ainda não aprenderam essa história da qualidade e quem trabalha com isso acaba ficando refem de números sempre. O mercado ideal seria aquele em que as empresas analisam a qualidade e não quantidade :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, as empresas acabam colocando essa pressão em cima da gente :(

      Excluir
  17. Gostei do artigo e da publicação da Loma também.
    Sempre acreditei que a qualidade é melhor e prefiro pessoas que realmente gostam do meu trabalho me seguindo. Porém infelizmente com as novas métricas fica difícil conquistar novos públicos. Eu quero seguidores reais, mas as redes dificultam que meu trabalho seja visto por pessoas novas, que poderiam gostar do meu conteúdo tbm.
    Por isso, quando vejo um influencer criando uma nova rede (não digo no casa da Loma pq acompanho o trabalho dela), fico com o pé atrás se ele realmente está fazendo isso para se livrar de seguidores inativos ou se para conseguir alcance de novos públicos e sair do shadowban (caso esteja). Pq se parar pra avaliar, eu teria que criar uma conta nova esporadicamente, pois essas pessoas inativas, fakes sempre vão surgir infelizmente..
    Se o Instagram realmente se importasse com isso e não com o dinheiro, seria mais fácil né?

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Clayci, o seu ponto de vista é algo a se pensar. O senhor Mark poderia nos ajudar melhorando as redes sociais nesse aspecto, né?

      Excluir
  18. Seu feed está muito legal, Vitória. Concordo muito com tudo que falam sobre qualidade ser mais importante do que quantidade, e nos últimos tempos tenho tomado cuidado sobre editoras literárias que valorizam muito mais a quantidade (mantenho distância hehe).
    Amei a forma como você abordou o assunto no post. Boa sorte com tudo <3

    ResponderExcluir
  19. Melhor dica que eu poderia ter lido hoje, vou fazer isso também!

    ResponderExcluir
  20. Jornal Informal

    Entendo bem, estou nessa lastima também em um pé de 480 e 490, mas que nunca saem dessa indicativo, sinceramente acho que vou fazer um limpa mesmo no meu instagram e retirar aquele pessoal que só segue por seguir mesmo.

    E você citou algo muito importante, principalmente para quem quer seguir como Digital Influencer, é o seu conteúdo que influencia, se você possui um nicho só de números e falta seguidores reais, é complicado você conquistar as empresas, apesar de que hoje elas estão também interessadas na sua quantidade de seguidores, mas o engajamento da sua postagem é muito mais importante. :)
    Vou aderir sua dica!

    ResponderExcluir

Se você não tem conta no Google, clique na caixinha que fica em frente a "comentar como" e selecione "Nome/URL" ou comente com sua conta do Wordpress :)