Por que você deve criar um Instagram para o seu blog? | Estamos no Instagram!

quinta-feira, maio 24, 2018

Hoje em dia, muitos blogueiros procuram a fórmula secreta para divulgar um blog, já que isso está se tornando cada vez mais difícil. Você divulga de mil formas e tem um retorno baixíssimo.

Eu estou apostando em uma nova estratégia para divulgar meu blog e de brinde ter um contato maior/mais intimidade com o meu público: usar o Instagram!


Por que eu desisti de ter uma fanpage e de divulgar na maioria dos grupos de Facebook?

O Facebook é algo complicado. Ter muitas curtidas em uma página não quer dizer que suas publicações alcançarão várias pessoas (no Instagram também acontece isso, mas o retorno é bem melhor). Minha pagina tinha mais de 300 curtidas e minhas publicações chegavam a 20 pessoas no máximo. Dessas 20, só 3 interagiam com as publicações. Isso me cansava, pois eu me esforçava para manter a fanpage ativa e não tinha retorno nenhum, o que nos leva ao próximo motivo.

Independentemente da rede social que você utilize, você deve sempre mantê-la atualizada, assim suas publicações chegam para mais pessoas. Isso era um problema para mim, pois eu fazia imagens com frases em um padrão pelo computador e publicava na fanpage, porém muitas vezes eu não tinha tempo de sentar e criar o necessário para manter a página atualizada, o que fazia com que ela ficasse abandonada.

Os grupos de divulgação, infelizmente não dão um bom retorno. A maioria é o que chamamos de "depósito de links", onde os blogueiros apenas divulgam seus sites e nem olham para o trabalho do colega. Isso é uma coisa que já digo aqui que acho muito feio! Os maiores leitores de blogs são os próprios blogueiros, então devemos nos ajudar. Esse foi o motivo de eu ter saído da maioria dos grupos que participava e me manter somente naqueles onde além de divulgação, existe interação entre os blogueiros, as pessoas se ajudam. Esses grupos são os que valem a pena participar, neles além de muito amor, você encontra posts incríveis, e as pessoas realmente visitam os seus posts. Os três grupos que eu faço parte atualmente (e amo) são: United BlogsDaydream e Liga Blogesfera.

Os motivos para a criação de um Instagram para o blog

Pensei muito antes de fazer isso, porque eu já tenho meu feed pessoal e me esforço para mantê-lo lindo e atualizado. Porém, eu não me sentia muito confortável em divulgar as coisas do blog por lá, pois não é o foco/nicho do meu feed. Depois de muito pensar e me planejar criei uma conta para o blog. Por usar o Instagram há muito tempo e estudar muito em relação a isso, acho que é um bom investimento e meio de divulgação.

Motivos que me fizeram criar uma conta na rede:
  • Consigo me organizar pelo próprio celular (organizar o feed e programar posts), no tempo livre que tenho;
  • Tenho um contato maior com meus leitores através dos stories;
  • Posso atingir um grande público e gerar um tráfego maior no blog;
  • Estou divulgando o blog através de uma rede social que eu gosto.

@cheirodepipoca no Instagram!


O feed segue o amarelinho (que eu amo) aqui do blog! Na bio tem um pequeno resumo do que falamos por aqui e o link para esse blog maravilhoso que você está lendo agora!


Estou tentando manter o feed harmonioso, sem ser a louca da organização, e interajo bastante com os seguidores através das legendas das fotos, além de dar algumas dicas (por exemplo, como fazer esse efeito de flores no rosto).




Também rola uma interação bacana através dos Stories! Sempre mostro um pouquinho da minha vida por lá e faço enquetes para que os seguidores interajam comigo e eu conheça mais vocês!


Estou pensando em fazer aqui uma série de posts com dicas de como bombar seu blog através do Instagram. Dicas de nicho, organização, interação e muito mais! Vocês gostariam?

Agora que vocês já sabem os motivos do porque eu criei um Instagram para o blog e viram que podem criar um para o seu, eu conto com a ajuda de vocês, lindos leitores, para nos seguir por lá: @cheirodepipoca!

  • Share:

You Might Also Like

30 comentários

  1. eu achei muito legal essa ideia sua e pelo que vi, já gostei viu?! rsrs vou seguir lá.
    e te desejo toda sorte do mundo, que ele cresça cada vez mais.

    beijos
    https://tainaramallet.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo seu carinho <3

      Excluir
  2. VIIII sua linda, amei muito esse post, o meu insta do blog é o lugar que mais tenho seguidores! E rola tbm muita interação por lá, acho que é muito importante ter mesmo! Já te segui e curti TODAS as fotos!

    Beijos, Gi.
    www.blogdicasdagi.com.br

    ResponderExcluir
  3. Essa é uma dúvida que tenho pensado muito pq eu já vi que não consigo alimentar muitas redes sociais de forma eficiente. Atualmente, no meu perfil do insta não divulgo meu blog, só coloquei o link lá, mas é algo que venho pensando...o seu post me deu uma animada mas vamos ver se tiro do papel a ideia.
    Beijos,

    Amanda
    www.amandasoldi.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Investe no insta sim! Vale super a pena!

      Excluir
  4. Olha, eu particularmente detesto interação entre blogs, O.O
    Desculpa, mas é como você falou os grupos se tornaram um depósito de links apenas. Eu não tenho muito tempo, ou até mesmo paciência para ficar divulgando. A pouco tempo criei uma conta no Twitter, e ainda não atualizei nada por lá em relação ao blog. E mesmo assim tenho até que dar uma olhada. O instagram é o que mais gosto. Até mesmo do que a Fanpage. Criei uma porque ai os próprios colunistas do nosso site conseguem divulgar ou até mesmo compartilhar através da page e daí isso chega até a gerar algum engajamento. No meu perfil pessoal eu também publico as novas matérias do site. :)
    Eu tento divulgar de uma forma para dar um maior engajamento. Tem dado certo. huahuahuahuahuhua
    Mas, vou te falar que não vejo a hora de ter alguém para fazer isso para mim mesma. :)

    https://j-informal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O instagram do seu blog é lindo <3 Queria uma equipe pra me ajudar também, hahaha!

      Excluir
  5. Amei muito teu post, obrigada pelas dicas. Estou voltando agora com o blog e dessa vez quero focar mais no envolvimento na fanpage e no insta :)

    www.viletoria.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh, que bom que gostou! Se precisar de ajuda, estou aqui! :)

      Excluir
  6. Ameiii!!!
    Eu criei um instagram novo mas não necessariamente é um instagram do blog, na verdade o novo instagram é uma conta profissional que eu fiz para desvincular minha vida pessoal da profissional de blogueira, o instagram antigo é onde eu publico o que quero, quando quero e o novo é aquele feed organizado, trabalhado e pensado, acho que o retorno é realmente incrivel e eu super indico

    Carol Justo | pink is not rose

    ResponderExcluir
  7. Oi Vitória, tudo bem? Não sabia que tinha um insta só para o blog! Já fui lá seguir <3
    Eu pensei muito e muito sobre o criar ou não um insta só para o blog. E decidi manter o meu pessoal mesmo, que acredito ter um bom engajamento. Eu não tenho muitos seguidores, mas tô conseguindo ter um retorno - depois de décadas - e até algumas pro blog consegui por lá. É a rede social que mais gosto!
    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bom assim, quando temos retorno! Também é minha rede social favorita <3

      Excluir
  8. Vi, eu gostei das dicas. O que eu acho é que os seguidores de nossa conta pessoal, as vezes, nem sequer estão interessados no que postamos, no que divulgamos. E uma conta do blog, faz com que os seguidores que forem pra lá já saibam o que vão encontrar. As dicas são ótimas. O Insta é uma ótima plataforma pra divulgar o blog.

    ResponderExcluir
  9. Acho muito legal essa ideia de criar um instagram dedicada só ao blog! Eu também desisti da fanpage, Facebook é uma rede social muito ingrata em relação aos criadores de conteúdo, principalmente quando o seu conteúdo aponta pra fora da plataforma deles, né?
    Eu não crio um insta só para o Mamãe e Geek porque já tenho tanto trabalho para divulgar meu perfil pessoal, imagina dois instagrans! Hahaha
    Mas o seu já sigo desde o começo <3
    Queria colocar seu blog no meu blogroll, tudo bem pra você? Sei que a maioria dos blogueiros abandonou essa prática, mas eu gosto de manter o conteúdo que gosto pertinho de mim ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina, eu tô pra criar uma blogroll aqui faz tempo! Amo essa prática, pode colocar sim! Fico super lisonjeada <3

      Excluir
  10. Ameiiii!! Confesso que já havia pensado em fazer um insta para o blog, mas só pensei haha. Vou aprimorar as ideias e ver se sigo suas dicas haha. Ótimo post! Parabéns!
    Beijos, Mih.

    http://www.nomundodaluablog.com

    ResponderExcluir
  11. Olá
    Super concordo em tudo que disse no post! Sempre tive fanpage e Instagram mas o retorno no insta é muito maior!! E compensa muito mais que o Facebook, por mais que as pessoas tenham mais ele não me importo com isso porque o que vale é o retorno que tiver! Já vou seguir você no insta!
    Adorei seu post e blog também! Muito sucesso!
    www.prazernay.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Vi, tudo bem? Trabalhamos com redes sociais então é preciso se reinventar sempre. Buscar novas maneiras de se divulgar, buscar novos conteúdos, definir nicho, etc. O mais importante é descobrir o que se gosta de fazer e investir nisso independente da rede social escolhida. Estou acompanhando seu novo ig sucesso pra você. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! Gostar do que está fazendo é extremamente importante <3
      O instagram do seu blog é lindo também :)

      Excluir
  13. Eu nunca tinha parado para pensar nesse lado. Realmente no Instagram é mais facil de ter aquela interação e os Stories são super divertidos! Super concordo com a questão da página ser difícil mesmo :/ e os grupos de blogs que mal tem interações, fico feliz por ver que gosta Daydream, aaaaaaah, amei tudo no post <3 Kissus

    ResponderExcluir
  14. Que legal esta sua dica, realmente nestes últimos tem caído muito a interação com as postagens nas fan pages, gosto muito do instagram por mostrar ser mais próximo dos leitores. Gosto da ideia de blogs autenticos, mas também acabamso vendo muitas instagrans que acabam sendo copias de modelos de organização que as fica tediante, poderia falar disto um dia por aqui?
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Luma! Vou pensar em uma forma bacana de abordar esse tema.

      Excluir
  15. O Instagram é realmente uma das ferramentas mais eficientes para divulgação hoje em dia. É complicado, porque está virando um Facebook da vida, sem entrega as postagens, mas é o que temos por enquanto, né?
    O seu Insta tá ficando lindo!


    Beijos,
    Giovanna Dieguez ❤

    www.giovannadieguez.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos fazendo o que da com o Instagram, enquanto o tio Mark não estraga ele 100%, hahaha!
      Obrigada <3

      Excluir

Se você não tem conta no google, clique na caixinha que fica em frente "comentar como" e selecione "Nome/URL" ou comente com sua conta do Wordpress :)