Emicida e seu (não tão) novo álbum

sexta-feira, novembro 13, 2015

Eu sou bem eclética, sendo assim, gosto de rap. Acho difícil alguém não conhecer o rapper Emicida, já que ele está sempre na mídia e tem músicas maravilhosas.
Você não gosta de rap? Ta bom. Mas já parou pra ver as letras das músicas dele e o que elas querem dizer?


Em Agosto desse ano (2015) foi lançado o seu novo álbum: Sobre crianças, quadris, pesadelos e lições de casa. O disco contém 14 faixas e exalta a cultura negra.
Achei no site Rolling Stones definições bem legais e curtinhas de todas as músicas, para conseguir entender as histórias/mensagens.

1 - Mãe
A música conta a trajetória de Emicida com sua mãe, Dona Jacira, que teve uma vida difícil e teve que criar seus filhos sozinha (tem uma matéria super legal falando sobre isso aqui). O que mais tem destaque na música é a própria Dona Jacira que, ao final da música fala como foi o nascimento do filho.

2 - 8
Fala sobre os desafios enfrentados pelos trabalhadores brasileiros e o consumo agravado que atinge boa parte da população. 

3 - Casa
O rapper tenta fazer com que os negros tirados à revelia da terra na qual nasceram se sintam à vontade no local em que vivem.

4 - Amoras
A música é feita para sua filha Estela, e ressalta a beleza das crianças negras.

5 - Mufete
Durante a presença na África, Emicida colheu experiências sonoras que transformou em faixas como "Mufete", gravada no estúdio angolano Letras e Sons.

6 - Baiana (part. Caetano Veloso)
Uma história de amor que se passa no histórico Pelourinho, em Salvador.

7 - Passarinhos (part. Vanessa da Mata)
Sobre dois passarinhos apaixonados que buscam "achar um ninho nem que seja no peito um do outro".

8 - Sodade
É um interlúdio (pesquisem o significado porque se eu explicar, ninguém entende nada) onde Neusa Semedo, líder das Batucadeiras do Terreiro dos Órgãos, fala sobre a saudade de casa. A música é cantada em crioulo cabo-verdiano (segunda língua mais falada no país).

9 - Chapa
Emicida faz um apelo para um "chapa" que sumiu e abandonou a família.

10 - Boa Esperança
Debate o racismo e a intolerância religiosa no Brasil e, no clipe mostra a revolta das empregadas domésticas.

11 - Trabalhadores do Brasil
É um poema que fala sobre trabalhadores (AVAH).

12 - Mandume
Passa uma mensagem de jovens.

13 - Madagascar
A letra evidencia que o coração de Emicida está em boas mãos e manda um recado para os preconceituosos que o atacaram por namorar uma mulher considerada por eles "branca demais".

14 - Salve Black "Estilo Livre"
Uma celebração ao reencontro.

Você pode comprar o CD aqui.


As músicas que eu mais gosto e que valem a pena serem ouvidas:
Não consegui encontras os vídeos/áudios de todas por isso não coloquei aqui, mas é só clicar no nome da música que o vídeo abre no YouTube ;)

E também tem a música Crisântemo que não faz parte desse disco, mas tem uma letra/clipe bem legal e conta sobre a morte do pai de Emicida. Veja o clipe aqui.

E você? Gosta de rap? Emicida? Já ouviu as músicas dele? O que acha? Me conta!







You Might Also Like

0 comentários

comentário(s) pelo facebook:

Se você não tem conta no google, clique na caixinha que fica em frente "comentar como" e selecione "Nome/URL" ou comente com sua conta do Wordpress :)

Fale conosco!

Nome

E-mail *

Mensagem *

A galera curtiu

Instagram | @bruscato_vit